domingo, 13 de maio de 2012

O famigerado vídeo do application

Eis que você já está com tudo no jeito para entregar o seu app, mas falta o vídeo! Momento de mega tensão... na minha opinião, foi a parte mais difícil do app. Protelei, protelei, mas chegou uma hora que não deu mais. O famoso ou vai ou racha, sabe? Aí parei para fazer... e não é que foi menos difícil do que imaginei? Não foi fácil, com certeza, mas também não foi aquela coisa impossível... vou dar umas dicas do que acho legal para o vídeo e das coisas que levei em consideração quando fiz o meu:

Naturalidade

Tarefa difícil, uma vez que a regra nº 1 é sorrir sempre! Façam um exercício olhando no espelho, tentem esboçar um sorriso como uma extensão de algumas palavras... sorria principalmente em frases específicas, como quando você fala de crianças e da sua família.
Uma coisa MUITO importante aqui é a ENTONAÇÃO. Por mais que tenhamos que decorar o texto que vamos falar, temos que passar a impressão de que estamos falando aquilo de primeira, portanto é interessante que você treine falar soando bem natural... de repente você pode mudar uma palavra ou outra, ou quando esquecer algo, jogar um “you know”, “I mean” etc. porque essas expressões são marcadores do discurso mesmo, então você pode falar pra ganhar um tempo enquanto tenta lembrar de algo, mas, claro, a palavra de ordem aqui é MODERAÇÃO!! Fica muito irritante um vídeo cheio de maneirismos de fala... (no nosso caso é o “né”, né?).
Outra coisa que ajuda imensamente a fazer um vídeo com fala bem natural é desmembrá-lo em PEQUENOS TAKES. Fica muito mais fácil falar um trecho do que um discurso inteiro de 3minutos! O meu vídeo, por exemplo, foi gravado em uns 8 takes. Depois você vai ter um trabalhinho para juntar todos os takes, por isso indico que façam assim: em cada take, antes de começar a falar e antes de finalizar a gravação, deixem uma margem de alguns segundos com um sorriso leve no rosto. Assim, quando você juntar uma parte à outra, não ficam cortes tão abruptos... colocar fotos ou pequenos vídeos de vc dirigindo, com criança etc. é uma ótima forma de emendar um take no outro de forma suave.

Roteiro

É bom montar o roteiro do vídeo após escrever a carta, porque aí vc pode pegar os pontos mais importantes da carta, resumir e falar no vídeo. Quando você grava em takes, é bom vc já pensar em como vai juntá-los e o que vai usar para isso. Se forem fotos, então separem fotos condizentes com aquele trecho do texto. É muito importante que tentem decorar o texto e não leiam... sério, ler é terrível, tira muito a credibilidade. Façam quantos takes for preciso, mas não leiam!

Pronúncia

Gente, prestem bastante atenção à pronúncia das palavras. É claro que a família tem que entender que nós não somos fluentes e tal, mas às vezes estamos competindo com gente que tem inglês muito bom!! Então, antes de começar a gravar, façam um script daquilo que vcs querem dizer no vídeo e procurem a pronúncia de cada palavra. Para isso, existem dicionários monolíngues online (http://dictionary.cambridge.org/ ; http://www.merriam-webster.com/)e até mesmo o Google translator. Ouçam a pronúncia correta e imitem... coloquem a frase inteira no Google e vejam como as palavras são pronunciadas juntas e por aí vai. Um erro ou outro é normal, eu falei coisas erradas no meu vídeo aí e morro de vergonha, mas paciência. O importante é reduzirmos ao máximo a incidência desses errinhos.

Música

Você pode colocar ou não... normalmente, ajudam a dar uma dinamizada naquela coisa monótona que é um vídeo de uma pessoa falando sobre si mesma. A escolha da música deve ser feita com cuidado: de preferência uma música instrumental, ou se tiver a letra, que apareça somente em momentos em que não há fala. Se você optar por uma música em português, legal, mas se assegure de que a música não vai ficar irritante ou dar uma impressão ruim (como gemidos!?), pq a família não vai entender a letra, então é complicado.
No meu, usei uma versão instrumental da música “You’ve got a friend in me” (é, aquela do Toy Story), pq simplesmente amo essa música e esse desenho! Ai coloquei bem baixinho, quase inaudível, enquanto estou falando e aumentei só um pouquinho qdo aparecem só fotos (mas só um pouquinho mesmo, pq ninguém merece ter que ficar com o mouse na barra de volume pq toda hora o som aumenta e abaixa loucamente!!).

Fotos e vídeos

Muitos aconselham não colocar fotos, mas acho que tudo depende de como vc coloca as fotos. Se for dinâmico, com efeitos, acredito que só contribui. Pequenos vídeos dirigindo, cuidando de criança, cozinhando são aconselháveis, mas é muito difícil conseguir boas imagens! Eu bem que tentei, mas achei que ficou muito forçado, então deixei pra lá... aí vai de cada um, tentem fazer algo que as deixe, na medida do possível, confortáveis com o resultado.
Acho que isso é tudo que tenho a dizer sobre o vídeo... não sou boa de edição, foi meu super-namorado que editou pra mim, então não posso ajudar ninguém com isso... sorry, girls! Utilizamos o Camtasia, e é muito bom! Além disso, me foram muito úteis as dicas da Bia do blog Au Pair nos EUA (http://aupairnoseua.com.br/2011/02/dicas-para-o-video-da-application/).

Special thanks to: Victor (the boyfriend), Beatriz (a do blog aí de cima) e às amigas que me cederam seu precioso tempo e suas lindas crianças para eu fazer as fotos.

Segue o meu vídeo... que vergonha!! Vale dizer que, tudo isso que falei aí em cima foram coisas que eu tentei fazer, não significa que consegui... vejam aí e digam o que acharam!

Bjs



6 comentários:

  1. Pâmela, finalmente consegui vê seu video rs! Minha internet estava uma porcaria haha! Super adorei, já anotei as dicas (essas e as q vc comentou no grupo) e vou refazer o meu... Ficou 10 seu video! E super claro o q vc disse ;)
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, menina!
    Vai refazer mesmo? Coragem, hein?? Mas realmente não custa nada... se for pra melhorar, vai fundo! Isso é, se for precisar ainda, né?? rsrs

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Divaaaaaaaaa arrasou no vídeo, eu gostei tanto que assisti pela segunda vez :)

    Parabéns pela iniciativa, coragem, empenho e sucesso nessa nova empreitada! Me mata de orgulho kkkk

    Ah, e parabéns também por descrever toda a etapa, vai ajudar muitas meninas, vc é MARA, Panzinha!!!!

    Saudades jááááááá!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Menina magricela vc fará uma falta enorme viu?!

    Na Editora, na minha vida, na vida dos seus familiares, a alegria brasileira ficará uma pouco mais singela sem vc!

    Gosto de graça!

    Beijo da GORDA muahhhhhhhhhh

    ResponderExcluir
  5. Pamelaaa! Desculpa por hj no Face, eu já seguia seu blog e perguntei tudo denovo kkkkk Agora já "liguei a pessoa ao blog" rsrs Vou esperar seus posts sobre o treinamento hein? Bjo

    ResponderExcluir
  6. Ai Fran, fica tranquila, é normal... a gente lê tanto blog, conversa com tanta gente no face que acaba não lembrando dps... rsrs
    Estou seguindo seu blog tb!
    Pode deixar que vou postar assim que possível dps que chegar lá.

    Bjoss

    ResponderExcluir