sábado, 12 de maio de 2012

O caminho das pedras – Parte 1

Meninas que querem ser au pairs: preparem-se, pois o processo é longo! Esse post aqui lista as etapas básicas que uma au pair passa até embarcar... são momentos marcados por dúvida, indecisão e acima de tudo ansiedade!!! Se vc está pensando em entrar nesse mundo aupairiano, saiba desde já que a espera será sua companheira constante (pelo menos até o embarque) e a ansiedade o sentimento que vai tomar conta do seu ser de todas as formas! Tocado o terror (rs), vamos ao assunto do post:


1. Decisão


Não sei vocês, mas pra mim demorou a ser tomada, viu?? Quando eu estava quase decidida a ir, acabava desistindo por alguma razão aleatória... as principais são: “Mas e meu namorado?”,“Mas e meu emprego?”; “Mas e minha família?”;“Mas e todas as regalias que tenho morando com papai e mamãe?” e por aí vai. O negócio é ponderar usando a razão: o que eu tenho aqui hoje vou ter quando voltar? Se não tiver, tenho como conseguir? O quão importante é essa experiência para mim? Qual a perspectiva que tenho de quando voltar e qual a perspectiva que tenho caso fique aqui? Qual delas é mais atraente??? É, minhas queridas, a decisão demora a ser tomada... mas quando ela vem forte, a gente sente... só au pair entende.


2. Escolha da agência


Ah é fácil, é só visitar as principais agências e ver qual oferece o melhor custo-benefício. Uma ova! São muitas variáveis! É inacreditável como a gente fica em dúvida sobre qual agência escolher... todas têm seus prós e contras... resumi nos tópicos a seguir a minha humilde opinião sobre cada uma das agências que visitei:

  • CI (Au Pair Care): Me pareceu desorganizada, a atendente deu informações desatualizadas com base na experiência que teve anos antes (Alô? Eu vou agora... do que me adianta saber como era o programa em 2007 ou sei lá quando?). O ponto positivo é que é a mais barata.

  • STB (Au Pair Care): Tem um preço intermediário, mas exigem que o curso seja relacionada a inglês. Não me inspirou tanta confiança, a atendente não foi lá muito convidativa...

  • Cultural Care (Cultural Care): Parece bem organizada, ouvi falar que é a agência que mais manda au pair pros EUA e o processo é bem rápido, pois é a mesma agência aqui e nos EUA. O ponto mega negativo é que vc só pode falar com 1 família por vez... não gostei disso a princípio, mas é relativo pq fechei meu match com a 1ª família que conversei.

  • Experimento (Au Pair In America): Me pareceu muito organizada. Fechei no escritório de Higienópolis pq é perto do meu trabalho e a minha agente lá (Camila Silva) é excelente, sempre me responde prontamente, tira todas as minhas dúvidas... Apesar de ser um pouco mais cara, ouvi dizer que é a agência mais criteriosa nos EUA e, por isso, as famílias em geral são de um nível melhor (não sei se é verdade). Estou lá e para mim está valendo a pena...

Na minha escolha de agência, priorizei a segurança que senti, a clareza das informações e a possibilidade de conversar com mais de 1 família ao mesmo tempo. Deixei o preço em segundo plano, apesar de doer no coração...


3. Application e testes


Essa é a etapa mais trabalhosa de todas. Os documentos que você precisa preencher e entregar e os testes aplicados variam de agência para agência, mas, basicamente, você terá que entregar 3 referências de caráter ou de experiência com crianças (pelo menos 1 de cada), 1 formulário assinado e carimbado por um médico com CRM, cópias autenticadas da CNH, passaporte e de um atestado de escolaridade e, por fim, um atestado de antecedentes criminais. Fora isso, tem um monte de informações para preencher no application online, fotos para adicionar, a bendita carta para a host family e o vídeo! O ápice do desespero na etapa de finalização do application é o vídeo... tanto que vou fazer um post só sobre ele depois.
O teste é aquilo, tem agência que faz antes da inscrição, agência que faz depois... no caso da Experimento, toda candidata tem que fazer um teste de Listening e Speaking chamado iTep. Além disso, na agência em que fui, tive que fazer um teste de umas 100 questões de gramática antes de efetuar minha inscrição para ver se meu inglês era suficiente. Meninas que foram em outros escritórios da Experimento não tiveram que fazer... mas é tranquilo.


4. Aceite


Após a correria que é pra entregar o app, vem uma etapa super morna que é a espera pelo aceite. Acho que só a Cultural Care não tem isso, as demais agências sim. Então, muita paciência!! O meu demorou em torno de 1 mês para sair e eu finalmente ficar online!


5. Contatos


É simples assim: um belo dia vc acorda e recebe a notícia de que foi aceita no programa e seu app está circulando entre as host families. Deus!!!! O marasmo dá lugar à ânsia de receber logo um contato... que pode ser super rápido ou demorar, it all depends!
Tive meu primeiro contato 5 dias após ficar on. Depois que entrou a primeira família, começaram a entrar outras e o negócio engrenou. Há casos em que o primeiro contato demora semanas e até meses... é difícil prever as causas para demora nos contatos... às vezes, alguma coisa no app não está legal, ou o resultado do teste de inglês não é muito alto, ou simplesmente não é uma época de grande procura por au pairs. Podem ser mil coisas, mas é muito importante caprichar bastante, fazer o máximo que puder para evitar uma espera muito grande.
Durante o tempo que fiquei online, tive 5 famílias passando pelo meu perfil, sendo que conversei mesmo com apenas 3 delas. Eles normalmente mandam um e-mail e logo já marcam skype. Algumas famílias ligam, mas acho que a maioria tenta o skype primeiro... e é bem melhor, muitas meninas recebem ligação e não conseguem entender porque a chamada está muito ruim. Então, preparem o skype e a webcam!!


6. Match


Depois de muitos e-mails trocados, skype e td o mais, vem aquele momento tão sonhado em que a família pergunta se vc quer “match” com eles. Sempre ouvi falar do feeling e morria de medo de não sentir isso ou não identificar quando estivesse sentindo. Mas após passar por essa experiência, posso dizer que sim, você realmente sente alguma coisa diferente quando conversa com a família que será a sua HF. O legal é que vc percebe que fica muito mais à vontade com eles do que com outras famílias e o melhor é que consegue perceber também o quanto eles estão interessados em vc. É um lance bem difícil de explicar, bem emocional mesmo. Claro que vc deve levar em consideração vários aspectos, mas o feeling é certamente o fator determinante para um match feliz!


7. Visto


A pior etapa com certeza!!! Após ter o match, você recebe em casa uma correspondência contendo informações e documentos necessários para o visto. Aí você agenda o visto, espera chegar a data e vai fazer essa bendita entrevista. É uma tortura!! A ansiedade aqui atinge o pico mais alto. Farei um post sobre o visto depois, com as perguntas que foram feitas e tudo mais.


8. Preparativos


Uma vez concedido o visto, você começa a ver que tem muita coisa pra fazer! Eu quis esperar ter a certeza do visto para então ir comprar malas, presente para a HF etc. No momento em que escrevo este post, acabo de entrar nessa etapa. Eba!


9. Embarque


Por fim, chega a data do embarque e aí é só correr para o abraço! Falta pouco menos de 2 meses para o meu embarque, então não tenho muito o que contribuir para isso. Quando tiver novidades sobre isso, posto aqui!
_____
Bom galera, é isso o que tenho a dizer por enquanto. Alguns assuntos são extensos, então farei um post especial só sobre eles (vídeo, visto etc.). Como fechei com a Experimento, não sei muito dos processos nas outras agências... vou fazer um post sobre como foi todo o meu processo na Experimento, aí quem for por essa agência já sabe o que vai encontrar pela frente.
Ah e claro, esse post chama-se Parte 1, porque tem o pós embarque, né? Em um determinado momento lá nos EUA vou escrever o Parte 2 e espero que seja cheio de coisas boas!!
Aquele beijo!

2 comentários:

  1. Oiii Pamela, esse seu post tá d+! Muito bem explicado! Me vejo como voce em várias situações... A q me encontro nesse momento é:
    de saber identificar se vou ter feeling ou se é pura ansiedade rs! Aiii menina, espero saber identificar, viu! Essa parte do post super me ajudou pq eu tb penso q vai ser qnd eu me sentir a vontade c a familia e a familia tb! rs
    Parabéns pelo visto again rs
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Alice! Leitora assídua já... fiquei feliz! hehehe
    Tô torcendo mto pra vc encontrar sua HF, menina! Vai chegar a hora... pelo que vi da sua carta e pela quantidade de horas, o seu perfil está ótimo...
    Boa sorteeeee com o feeling! Ele existe! hauhaua
    Beijão

    ResponderExcluir